A HISTÓRIA ANTES DA CRIAÇÃO DO KARATE SHOBU RYU
HOJE EM DIA O ESTILO SHOBU RYU É BASTANTE DIVULGADO E CONHECIDO EM TODO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO RIO DE JANEIRO , A HISTORIA DO ESTILO É BEM DIVULGADA , MAS QUAL APOIO QUE TEVE O MESTRE EMERSON MARTINS ? QUAIS ORGANIZAÇOES ELE TEVE APOIO? O QUE ERA A I.K.F. ?
VAMOS RETORNAR AO PASSADO :
Shobu-ryu (escola de Lutas) é uma arte marcial brasileira criada em 1974, no Rio de Janeiro, pelos Mestres Emerson Martins e Eromilson Mello.
História do nome do estilo
Inicialmente foi denomidada "Arte Marcial do Brasil". Entretanto, no momento de sua legalização com a Secretária de Esportes da época, cuja direção era feita por algum militar, este rejeitou os documentos entregues, pois estavam dentro de uma pasta "vermelha", e dessa forma diziam que os Mestres faziam parte do partido comunista.
Logo em seguida a Capoeira entrou com um pedido de legalização utilizando o mesmo nome (Arte Marcial do Brasil). Algum tempo depois tentou-se novamente registrar o atual estilo Shobu-ryu com o nome de "Arte Marcial Brasileira",e foi adotado o novo nome "Shobu-Ryu", traduzido: "escola de Lutas".
Tentou-se batizá-lo com um nome em Português, pois todos os movimentos, nomes de golpes, bases e formas foram nomeados com nomes em português, por causa da facilidade do aprendizado, pois os nomes em japonês eram muito difíceis e complicados, inclusive toda a nomenclatura daanatomia humana foi utilizada.
Após anos sem registro e possuindo uma grande quantidade de Mestres, Professores e Alunos o Sensei de Jiu-Jitsu Monir, do Rio de Janeiro, conversou com o recente Professor Sérgio Queiroz sobre o porque que o estilo não ser registrado, e com muito espanto o Professor decidiu levantar os fatos em relação ao que era denominado.
Após ter descoberto que o estilo realmente não existia oficialmente o Professor conversou com o Sensei Monir que indicou o Sr. Carlos Couto, da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, para relacionar todos os documentos necessários para a regularização do estilo. Logo após obter a relação de toda a documentação necessária, o Professor entrou em contato com a diretoria da Federação para que assumisse o caminho que ele havia começado, e logo depois o estilo foi registrado com o nome de "Federação de Artes Marciais Shobu-Ryu".
A hierarquia das faixas são
§ Branca
§ Laranja
§ Verde
§ Azul
§ Vermelha
§ Roxa
§ Marrom
§ Preta
A faixa de Mestre é coral, branca e vermelha. A faixa de 4º Dan é preta ponta vermelha (ES)
No karate Shobu Ryu existe o "Combate com um, dois e tres golpes" que são sequencias predeterminadas, uma forma de kihon basico. Existe também a "Sequencia de Combate", com mais de 20 sequencias predetermindas. Há também a "Luta Sentada", com dois karatecas de frente um para o outro, desferindo sequencia de ataque e defesa. O que os karatecas tradicionais usam como nomeclatura "kata", para o estilo é "forma de combate", são mais de 15.
O Kimono de aluno é branco O Kimono de faixa preta 1 Dan é casaco preto e calça branca O Kimono de mestre é todo preto.
As regras da luta baseiam-se no "contato total, ou semi-contato" com o corpo do oponente, obedecendo as regras de controle. Golpes como socos, somente no abdomem e peito. Golpes como chutes, qualquer alvo, menos as partes genitais.
Origem
O Mestre Emerson Martins, 6º Dan em Karatê Shorin-Ryu e 5º Dan em Judô, e o Mestre Eromilson Mello, Profº de Taekwondo, uniram-se para criar um novo estilo, mais completo, voltado para a realidade e de grande contato.
Com a união do Shorin e do Taekwondo foi criado um estilo muito ágil, dinâmico e eficaz, que apresentava uma grande variedade de exercícios que abrangem diversas situações, como defesa contra armas, luta contra vários oponentes, manipulação de armas marciais, entre outros.
A grande intenção do Mestre Emerson Martins seria a inclusão do Judô no estilo, tornando assim o estilo completo, mas segundo o próprio, ele necessitaria formar alguns Professores para poder incluir o Judô, pois o programa completo com todos os movimentos, golpes e exercícios era muito grande. Mas por problemas de ordem pessoal ele afastou-se do estilo .
Representantes
Há representantes do estilo Shobu-Ryu espalhados por vários Estados do país, como: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Roraima, Minas Gerais. Cada Estado possui sua respectiva federação do estilo.
OK, JÁ SABEMOS QUE O MESTRE EMERSON MARTINS ERA FAIXA PRETA DE KARATE E TAEKWONDO, MAS NESTA ÉPOCA NÃO ERA MUITO COMUM A CRIAÇÃO DE UM ESTILO, MAS EM PORTUGAL JÁ EXISTIA UM GRANDE MESTRE, QUE TINHA UMA ORGANIZAÇÃO MUITO SÉRIA A FAMOSA :
I.K.F. DO MESTRE RUY DE MENDONÇA, EM PORTUGAL
QUE ERA: INTERNACIONAL KUNG FU, EM ALGUNS PAIZES PASSOU A CHAMAR: INTERNATIONAL KARATE FEDERATION, POREM ESTE NOME NÃO FOI AUTORIZADO PELO MESTRE RUY DE MENDONÇA, A IKF ERA UMA ORGANIZAÇÃO QUE CONTROLAVA O ESTILO DE KUNG FU CRIADO POR RUY DE MENDONÇA O KUNG DO TE, O SUCESSO FOI TANTO QUE PASSOU A SER UMA ORGANIZAÇAO MUNDIAL NO QUAL SE FILIAVA VARIOS ESTILOS DE DIVERDOS PAIZES DO MUNDO ENTRE ELES O BRASIL PRIMEIRAMENTE PELO MESTRE EMERSON MARTINS, EM SEGUIDA O IRMAO DO MESTRE ADRIANO SILVA QUE VAMOS FALAR SOBRE ELE MAIS A FRENTE, VAMOS CONHECER MAIS SOBRE O MESTRE RUY DE MENDONÇA? ENTAO VAMOS LA MEUS AMIGOS:
Nos finais do ano de 1972, chega ao Luso, cidade do Interior Leste de Angola o Senhor Rui Raposo de Mendonça, onde encontra condições para o inicio da escola de Artes Marciais que seria a mais importante no então Portugal de Aquém e Alem mar. Associação Internacional de Bolo de Angola.
Esta Associação, contava com mais de 300 alunos, entre eles: Residentes e Tropas que cumpriam o Serviço Militar nesta Cidade.
Foi assim, lançada a base para o novo sistema chamado KUNG-DO-TE
Chegado ao Leste de Angola com a graduação de 2º Dan em Karate Shotokai e vários Cursos de Guerrilha e Sobrevivência tirados em vários países, Rui de Mendonça, vê-se pela primeira vez confrontado com a realidade da sobrevivência em situação de Guerrilha urbana e a necessidade de verdadeiramente lutar para viver.
Esta Associação, contava com mais de 300 alunos, entre eles: Residentes e Tropas que cumpriam o Serviço Militar nesta Cidade.
Foi assim, lançada a base para o novo sistema chamado KUNG-DO-TE
Chegado ao Leste de Angola com a graduação de 2º Dan em Karate Shotokai e vários Cursos de Guerrilha e Sobrevivência tirados em vários países, Rui de Mendonça, vê-se pela primeira vez confrontado com a realidade da sobrevivência em situação de Guerrilha urbana e a necessidade de verdadeiramente lutar para viver.
Perante esta realidade, descobre a incapacidade das Artes Marciais em que sempre acreditou e sente necessidade de reformular a sua forma de pensar e actuar nesta situação real.
DESTA FORMA NASCE O KUNG-DO-TE.
Sistema moderno, onde tudo é provisório e nada definitivo, adaptando-se ás circunstâncias em que é praticado.KUNG-DO-TE - LUSO
Criada no inicio de 1973, toma forma jurídica um ano depois, conforme estatutos.
MESTRE RUY MENDONÇA
Hoje já falecido, foi dos mais carismáticos praticantes de Artes Marciais do nosso país. Tendo iniciado a sua prática pelo Karate, passou por muitas outras até chegar ao Kung-do-te, criado no Leste de Angola, nas terras do fim do mundo.
Este sistema incluía estilos de luta desde o Japão até ás artes marciais angolanas, passando pela China, Portugal etc. Este foi quanto a mim um sistema marcial completo que visava sobretudo a sobrevivência.
Não sendo Angolano e não tendo vivido muitos anos em Angola, amava esta terra como aqueles que a amam.
2ª Fase do Kung-do-te.
Vendo-se obrigado a regressar a Portugal devido à revolução do 25 de Abril de 2004 e à exemplar descolonização. Fixa-se em Lisboa e cria a escola da Rua Feio Terenas onde se reúnem novamente os antigos praticantes Angolanos mais os novos aderentes de Portugal e outros países. Aí lança as bases para aquele que seria no prazo de 3 anos o maior estilo de Artes Marciais em Portugal.
3ª Fase do Kung-do--te
“Acossado como um Tigre" Segundo as suas próprias palavras, Emigra para o Japão e durante cerca de 1 ano treina Ninjutsu. Regressa à Europa ( Espanha ) onde inicia a expansão do Ninjutso na Europa. Traído por alguns discípulos a quem muito ajudou, abandona o Ninjutsu e regressa áquele que era o seu sistema mas desta vez com outro nome. Ruy san Riu.
KUNG-DO-TE EM PORTUGAL
Chegado a Portugal, Ruy Mendonça dá inicio ao Kung-Do-Te na Rua Feio Terenas em Lisboa, no ano de 1976. Aí se juntam os antigos praticantes de Angola como: Novo, Marques, Mário, Luís, Carneiro, Léua, Fé Fé (Alfredo Gomes) Lencol etc. que juntamente com alunos de Portugal como: Ivo Rato, Guerreiro Pinho e Vítor Saraiva, lançam as bases para o Kung-do-te em Portugal.
Dois anos depois, existem já secções de Kung-Do-Te por todo o país.
Estes eram os únicos possuidores da graduação de Cintos Negros de Kung-Do-Te no Mundo.
Cópia da Revista Kung-do-te
ENTÃO MEUS AMIGOS A I.K.F. FOI A ORGANIZAÇÃO QUE O MESTRE EMERSON MARTINS SE FILIOU E EM SEGUIDA TIVEMOS A CRIAÇÃO DO ESTILO SHOBU RYU, UM FATO INTERESSANTE É QUE O MESTRE RYU DE MENDONÇA , TINHA NA EUROPA VARIOS LIVROS E REVISTAS PUBLICADOS DE ARTES MARCIAIS , EM ESPECIAL TUDO SOBRE BRUCE LEE , O MESMO ACONTECEU NO BRASIL O MESTRE EMERSON MARTINS TAMBEM PUBLICOU ALGUMAS REVISTAS QUE MARCARAM ÉPOCA AJUDANDO A TODOS A APRENDEREM MAIS SOBRE AS ARTES MARCIAIS ESSAS REVISTAS PUBLICADAS NO BRASIL ERA :
KARATE & KUNG FU
BRUCE LEE
BRUCE LEE ESPECIAL
EM PORTUGAL O MESTRE RUY DE MENDONÇA ENVIOU PARA O BRASIL PARA TRABALHAR COM O MESTRE EMERSON MARTINS O MESTRE ADRIANO SILVA, A IDEIA SERIA:
MESTRE EMERSON MARTINS NO RIO DE JANEIRO
MESTRE ADRIANO SILVA EM SÃO PAULO
MAS INFELISMENTE O MESTRE EMERSON MARTINS JÁ ESTAVA TRABALHANDO EM OUTRO RAMO DEIXANDO AS ARTES MARCIAIS COM SEUS COMPETENTES ALUNOS; ADRIANO ENTÃO FICOU FAMOSO NO ESTADO DE SÃO PAULO, VAMOS CONHECER MAIS SOBRE ESTE OUTRO GRANDE MESTRE? VAMOS LA:
INÍCIO Alguns anos antes da independência das colônias portuguesas, na África, na década de 60, todo o exército Português era treinado para grandes confrontos nas guerras coloniais. Os soldados aprendiam táticas de guerrilhas através de defesa pessoal assim como cursos de sobrevivência na selva. Durante quase trinta anos de luta armada, estes soldados se tornaram grandes especialistas em ataque e defesa. O aperfeiçoamento de tais métodos de defesa pessoal fez com que esses soldados se tornassem ótimos lutadores no combate corpo-a-corpo. Por estas qualidades foram procurados por outros exércitos a fim de ministrar aulas anti-guerrilha. Um dos integrantes deste grupo foi o Mestre Adriano Silva, que após ter cumprido seu período de 4 anos no exército Português, foi ensinar táticas de guerrilha e defesa pessoal aos membros do exército angolano F.N.L.A. Adriano aprofundou suas técnicas de defesa e ataque aos soldados, ocasião em que surgiu a idéia de codificar um estilo próprio de luta chamado "Contato Total Português" que se constituia de defesas e ataques através de golpes altamente selecionados, entre os mais eficientes e os de maior facilidade de aprendizagem encontrados no Kung-Fu, Kempô, Jiu-Jitsu, Muay Thai e o Kick Boxing. |
EXPANSÃO
Os resultados das incansáveis pesquisas do Mestre Adriano Silva, encontraram excelentes repercussões na metrópole portuguesa nos anos 70, passando a ser considerada como a luta nacional portuguesa.
O sucesso foi tanto, que o Mestre Adriano percorreu toda a Europa, difundindo o Contato Total e ministrando aulas. Adriano ensinou seu método de luta na França, Holanda, Espanha, Alemanha, Marrocos, África do Sul, Moçambique e Angola, onde fez grandes intercâmbios técnicos com as mais famosas academias de artes marciais, deixando inúmeros representantes nesses países.
Os resultados das incansáveis pesquisas do Mestre Adriano Silva, encontraram excelentes repercussões na metrópole portuguesa nos anos 70, passando a ser considerada como a luta nacional portuguesa.
O sucesso foi tanto, que o Mestre Adriano percorreu toda a Europa, difundindo o Contato Total e ministrando aulas. Adriano ensinou seu método de luta na França, Holanda, Espanha, Alemanha, Marrocos, África do Sul, Moçambique e Angola, onde fez grandes intercâmbios técnicos com as mais famosas academias de artes marciais, deixando inúmeros representantes nesses países.
CHEGADA AO BRASIL
Em 1979, o Mestre Adriano Silva trouxe o Contato Total para o Brasil. Hoje, este estilo se encontra em ampla ascendência, tendo escolhido a capital paulistana como sede mundial do Contato Total.
Atualmente já se formaram cerca de 500 faixa-pretas que espalham esta completa arte marcial pelo Brasil afora, com associações em vários estados brasileiros.
Formou-se um movimento unido, coeso, técnico e filosófico. Uma união de respeito mútuo e democrático por intermédio das academias que ensinam o Contato Total.
Uma luta que usa o trabalho físico, psicológico, moral e espiritual
Em 1979, o Mestre Adriano Silva trouxe o Contato Total para o Brasil. Hoje, este estilo se encontra em ampla ascendência, tendo escolhido a capital paulistana como sede mundial do Contato Total.
Atualmente já se formaram cerca de 500 faixa-pretas que espalham esta completa arte marcial pelo Brasil afora, com associações em vários estados brasileiros.
Formou-se um movimento unido, coeso, técnico e filosófico. Uma união de respeito mútuo e democrático por intermédio das academias que ensinam o Contato Total.
Uma luta que usa o trabalho físico, psicológico, moral e espiritual
A ARTE MARCIAL MAIS COMPLETA DA ATUALIDADE
O ponto alto dessa arte marcial está no aprendizado, pois ela procura não desperdiçar energias do aluno, tentando se adaptar o físico do praticante aos exercícios condicionadores. Ou seja, usar a capacidade física e mental e seus limites para um melhor aproveitamento e rendimento. E completando seu pensamento, o Mestre Adriano diz que: "Um pontapé desferido por alguém com uma boa técnica, que chute forte e preciso na canela de um adversário, vale tanto quanto um golpe na altura da cabeça".
Outro aspecto importante a ressaltar, é que o Contato Total é dividido em estágios realizados um após o outro ou separadamente.
Um aluno treinado em Contato Total mais parece um lutador treinado por um japonês expert em Karatê, ou por um mestre chinês, profundo conhecedor do Kung-Fu, por um instrutor russo, apto lutador de Luta Livre ou Greco Romana, ou ainda, por um professor de Jiu-Jitsu expert em solo técnico. Portanto, como se pode ver, a luta de Contato Total é uma variação das mais eficientes lutas do mundo, com suas características próprias, nunca deixando o lutador em desvantagem frente a qualquer oponente, seja qual for a modalidade que ele pratique.
E, numa época tão violenta como a de hoje, faz-se necessário a prática de uma arte marcial como o Contato Total, que prepara muitíssimo bem as pessoas para enfrentar as intempéries da nossa sociedade...
O ponto alto dessa arte marcial está no aprendizado, pois ela procura não desperdiçar energias do aluno, tentando se adaptar o físico do praticante aos exercícios condicionadores. Ou seja, usar a capacidade física e mental e seus limites para um melhor aproveitamento e rendimento. E completando seu pensamento, o Mestre Adriano diz que: "Um pontapé desferido por alguém com uma boa técnica, que chute forte e preciso na canela de um adversário, vale tanto quanto um golpe na altura da cabeça".
Outro aspecto importante a ressaltar, é que o Contato Total é dividido em estágios realizados um após o outro ou separadamente.
Um aluno treinado em Contato Total mais parece um lutador treinado por um japonês expert em Karatê, ou por um mestre chinês, profundo conhecedor do Kung-Fu, por um instrutor russo, apto lutador de Luta Livre ou Greco Romana, ou ainda, por um professor de Jiu-Jitsu expert em solo técnico. Portanto, como se pode ver, a luta de Contato Total é uma variação das mais eficientes lutas do mundo, com suas características próprias, nunca deixando o lutador em desvantagem frente a qualquer oponente, seja qual for a modalidade que ele pratique.
E, numa época tão violenta como a de hoje, faz-se necessário a prática de uma arte marcial como o Contato Total, que prepara muitíssimo bem as pessoas para enfrentar as intempéries da nossa sociedade...
Voltando ao Karate Shobu Ryu de Emerson Martins...
Muitos pensam que PEDRO ELIAS GATTAZ FUNDOU O KARATE SHOBU RYU??????
RESPOSTA: NÃO
PEDRO GATTAZ FOI ALUNO DO MESTRE EMERSON MARTINS, ELE É DE SÃO PAULO, NÃO SABEMOS AO CERTO MAS O QUE SE SABE É QUE PEDRO ENSINA O SHOBU RYU MAS A PROGRAMAÇÃO NADA TEM A VER COM A PROGRAMAÇÃO DO VERDADEIRO SHOBU RYU, PEDRO TAMBÉM FOI ALUNO DO MESTRE ADRIANO SILVA E SEU TRABALHO MUITO TEM A VER COM O FULL CONTACT , KICK BOXING E CONTATO TOTAL.

Ei amigo, eu sou o Prof. Sérgio Queiroz, citado em suas postagens, publique mais assuntos sobre o estilo Shobu-ryu, hoje estou treinando Shoto-kan, pois moro em São Paulo e por aqui não tem o Shobu-ryu e devido a minhas atividades profissionais eu não tenho tempo para dar aulas. Tenho muitas saudades do Shobu-ryu, já treinei vários estilos de karate, e outras artes marciais e nenhuma delas me proporcionou tanta condição marcial quanto o Shobu-ryu. Infelizmente muitos atletas não sabem como treinar o Shobu-ryu o que por muitas vezes torna o estilho feio, mas quando bem treinado e entendendo o efeito de cada movimento é um dos estilos mais eficazes já conhecidos. Abraços. Oss
ResponderExcluiroi prof mil desculpes esse blog foi feito ja alguns anos eu perdi a senha mas veja o novo blog e volta do grão mestre emerson martins:
Excluirhttp://karatedecontatoshoburyu.blogspot.com.br/ eu sou formado no estilo shobu ryu mas hoje trabalho com muaythai , tinhamos eu e alguns mestres a ideia de trazer o mestre emerson a ativa e conseguimos neste novo blog vou postar muitas coisas oss meu amigo
A quem se intitula este Texto?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém sabe se tem alguma federação de shobu-ryu em São Paulo?
ResponderExcluir